segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Amansa burro.



Desvendando os Quadrinhos de Scott Macloud.

Desvendando os Quadrinhos de Scott McCloud (256 pg.) foi publicado em 1993 (tá, é velho, eu sei) e é relançado agora no Brasil pela editora M. Books.
O livro é uma meta-história em quadrinhos. Ou seja, trata do assunto valendo-se dele mesmo como forma, o que facilita muito a compreensão do assunto. Toda a técnica abordada por ele é posta em prática, que se faz como personagem/autor dessa história sobre histórias em quadrinhos.
Uma aula explícita, abordando questões básicas mas pouco exploradas dos quadrinhos: o tempo e o espaço traduzido para os quadrinhos, iconografia, relações entre estilos, psicologia das cores e o uso dela nas HQs entre outras coisas.
Um dos fatores mais interessantes do livro é a discussão sobre a questão de que quadrinhos são ou não são obras de arte. Há tempos visto como uma forma de arte menor, MaCloud como pesquisador e acadêmico da área, consegue argumentos significativos em seu livro. O que causou uma explosão de publicações de qualidade desde a sua primeira edição.
Há pouco li o livro e ele caiu como uma luva para as minhas necessidades como quadrinista. O livro tem uma linguagem um tanto quanto especializada, não só para a área dos quadrinhos, mas também para a arte. A todo o momento ele relaciona quadrinistas e suas obras a pintores e escolas artísticas inteiras, exigindo certo conhecimento especifico. O que fortalece suas idéias sobre arte e quadrinhos, mas o torna pouco acessíveis para o publico comum. Para mim, ele foi e é de grande ajuda, a toda hora o consulto. O que mais gosto no livro é que ele não foi escrito por somente um teórico do assunto e sim por alguém que produz, vive e pesquisa as histórias em quadrinhos.
Recomendo o livro, como a Sam me recomendou, para artistas e seu publico. Impossível olhar uma obra de arte ou ler uma história em quadrinhos do mesmo jeito.

Nenhum comentário: